quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A História do Beijinho


Tudo é história, tudo tem um “pra quê” ou um “porquê”. Se você começar a pesquisar, vai perceber que um “causo” leva a outro que leva a outro…
Por exemplo : – Porque o beijinho se chama beijinho?
” Um grande número de doces confeccionados em conventos tinha nomes apelativos, de inspiração até erótica, que denunciavam a falta de vocação religiosa de boa parcela de irmãs.
Muitas delas foram enclausuradas pelos pais ou pelos maridos por mau comportamento; outras ocupavam as dependências religiosas por serem secundogênitas-segundas filhas. Por terem um dote menos consistente que as primogênitas, elas tinham dificuldade para arrumar um bom casamento.” (quê???) (Revista de História da Biblioteca Nacional/janeiro2011-pág39)
O beijinho é um docinho que nasceu num convento com o nome de “beijo de freira” e era confeccionado, originalmente, com amêndoas e calda de água com açúcar.
Após o século XVII, aqui no Nordeste, ao se trocar amêndoas por coco ralado e a calda de água com açúcar por calda de leite com açúcar, passou a se chamar de “beijo de coco”. Mais tarde, na segunda metade do século XX, com o “booom”  do leite condensado, o beijo de coco, ganhou um cravo-da-índia e passou a ser chamado de “beijinho”.
Como se vê, amigos, muitos doces,roscas,biscoitos e salgadinhos foram inventados dentro de um convento pelas meninas que sofreram a tortura da clausura, pelo simples fato de terem nascido mulheres…

Beijinho

INGREDIENTES

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 300 g de coco fresco ralado fino
  • Açúcar cristal
  • Cravos-da-índia
  • MODO DE PREPARO

    1. Numa panela, misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino, leve ao fogo, deixe apurar por mais ou menos 15 minutos
    2. Retire do fogo e deixe amornar
    3. Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal ou coco ralado e finalize com cravos-da-índia

3 comentários: